Síndrome da Mão Pé Boca

A Síndrome da mão, pé e boca é uma doença viral, geralmente de evolução benigna e que dura em torno de uma semana.  Os casos dessa doença aumentaram muito em São Paulo com a volta às aulas, por isso é importante conhecer mais sobre ela.

Um dos principais problemas, é que ela causa muitas lesões na região da boca e língua e com isso a criança tem muita dificuldade de se alimentar e se hidratar. Além disso, pode provocar febre, dor de garganta e recusa alimentar, associadas à presença das lesões.

O período de contágio é em torno de uma semana e a transmissão ocorre por  até 4 semanas por meio de secreções, ou seja, pela boca, fezes e outros.

Apesar da evolução ser benigna, o tratamento precisa ser cuidadoso, com muita hidratação e analgesia da criança.

Uma outra consequência comum da doença é o descolamento das unhas, que ocorre em um período de até 8 semanas após o contágio, em virtude do comprometimento da raiz ungucal.

RECOMENDAÇÕES – De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, medidas de higiene, especialmente após a troca das fraldas, são recomendadas para diminuir o risco de transmissão. Além disso, devem ser tomadas precauções com desinfecção de superfícies e de objetos, e de utensílios utilizados pelos indivíduos doentes.

Deixe um comentário